sábado, 31 de maio de 2014

Pensamentos que andam


O ser pensante, o ser que pensa constantemente sabe que os pensamentos caminham até a infinidade, mas que chegam em um determinado momento que o pensador encontra-se num beco sem saída, percorreu todos os atalhos possíveis e chegou em um ponto crítico, chegou num ponto onde o ir adiante é impossibilitado pela falta de novos caminhos, de novas brechas, acabou de perder a crença no amanhã. Voltar é impossível porque ele já não acredita mais por onde passou, perdeu a confiança nos atalhos por onde fez caminhos. O que fazer? É a pergunta que o atormentara para resto da vida. Muitos estacionam exatamente no ponto crítico nem vai adiante nem volta, é o mesmo caminho ninguém volta a acreditar no terreno improdutivo por onde já teve a infelicidade de plantar e nada colher. Outros procuram de qualquer forma acreditar em alguma coisa como um caminho alternativo, mesmo um grão de areia é alvo fácil para se tornar digno de uma fé ferrenha e sem limites. Existem ainda aqueles que decidem renunciar a vida com uma morte voluntaria. Chegar ao ponto crítico para um pensador é o maior dos desafios e pode-se dizer: a vida caminhará por um fio.

7 comentários:

  1. Desculpe ,você é um sonhador.Mas faça do sonho uma realidade,não da realidade um sonho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez eu seja um visionário e não sonhador.

      Excluir
  2. Muito bem,então seja um visionário....Eu sou um conformista,que pensa que o que pode ser mudado no mundo para melhor,é apenas uma quimera. O mundo não muda por vontade de uma pessoa,de uma sociedade ou de um país.O mundo muda sim em conjunto.Não em partes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pior especie é a dos conformistas, esses estacionam em suas próprias demagogias e deleitam-se em pensamentos vazios, se confundem e beijam o profano pensando está acima do bem e do mal. Para os conformistas a vida não vale nada e para mim os conformistas não são melhores que a vida.

      Excluir
  3. O conformismo que referi, é o mesmo que me relaxa e me aquieta física e mentalmente.No pressuposto de que as leis da Natureza são emanadas de um Determinismo cego e surdo alheio aos desejos e vontades dos seres viventes...Quando você diz que para os conformistas "a vida não vale nada",essa é uma afirmação absurda destituída de fundamento.A vida é o maior bem,e nada está acima dela:nenhuma religião,nenhuma lei,nenhum dogma,nenhuma ficção.Estas palavras nada têm de uma moral imposta por outros.E sim, uma moral que nasceu comigo.Faz parte da minha consciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do nada existe uma vontade de vida.

      Excluir
  4. Jânio Lima. > No seu texto, os Pensamentos Andam, encontra-se esta frase. O pensador chega a um determinado momento, e encontra-se num beco sem saída... É provável que isso venha a acontecer com muitas pessoas ,mas não comigo. Os meus pensamentos podem encontrar "obstáculos" ;mas nunca becos sem saída.E quando meus pensamentos se encontram perante "obstáculos," é a minha consciência que os corrige e afasta... A mente humana é perigosa;é por isso que no geral as pessoas preferem os pensamentos superficiais aos pensamentos mais profundos.Elas não conseguem imaginar a robustez da sua própria psicologia .E sabem ou pensam saber que,ou "dominam a sua mente, ou são dominados por ela."

    ResponderExcluir