sábado, 9 de abril de 2011

Saramagueando


A humanidade nunca foi educada para paz, mas sim para a guerra e o conflito. O "outro" é sempre potencialmente o inimigo. Estamos a milhares e milhares de anos nisso.

                                             ***
O que está em causa não é a violência, é a crueldade. Violenta é toda natureza. Para que eu coma meu filé, tenho que matar um boi. Nós, seres humanos, os tais seres racionais, inventamos a crueldade. Portanto, é sobre a crueldade que deveriamos discutir. Quando começamos a discutir sobre a crueldade, o problema da violência se resolve.

                                             ***
O mundo seria muito mais pacífico se todos fôssemos ateus. 

                                             ***
Os problemas de Deus não me preocupam. Preocupam-me os problemas dos homens que inventaram um Deus que não faz mais que nos fazer passar péssimos bocados. Talvez Deus exista - eu não creio -, mas não tem sentido que nos matemos em nome de Deus.

                                             ***
Dentro de nós há uma coisa que não tem nome. É o que somos. 

                                                         AS PALAVRAS DE SARAMAGO, Fernando Gómez Aguilera

Nenhum comentário:

Postar um comentário