quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Filosofia do homem sem escrúpulos


Ele sabe que está sendo vigiado por que o outro desconfia dele, no entanto ele age mesmo assim por cima das normas e princípios. “A amizade garantirá meu sucesso”, pensa ele esquecendo que para o outro existe princípios e que esses princípios estão acima de qualquer coisa. Ele cai na armadilha pregada pelo outro que almeja ver seu ambiente livre da ambição e da falta de conduta ética de alguns infelizes. E também garantir para que sua consciência não se deixe levar por sentimentos alheios, sendo incapaz de infligir regras morais, como arruinar os outros por benefícios próprios.


O reles inflige uma regra moral imposta pelo homem que é violar a lei, ele violou uma lei que toda sociedade rejeita, ele agora tem outra imagem diante da sociedade, talvez ele caia no arrependimento e fique constrangido, talvez ele sinta vergonha do que fez, ou não visto que ele é um homem sem escrúpulos e homens sem escrúpulos não desenvolve sentimentos que os levam para baixo, mesmo já estando no mais fundo dos poços. Ele sabe que o sentimento de arrependimento não cabe em seu espírito, com isso ele tem autonomia para infligir uma lei moral ainda mais perigosa, ele corre bastante perigo por que essa lei para consciência é autoritária, perversa e nela permeia a escuridão, essa lei é exigente e dela prescinde muitos pontos universais.

O homem sabe quando passa dos limites e passar dos limites é pensar que está acima de qualquer coisa, portanto não teme nada. Este acima de qualquer coisa cega o ser humano de uma maneira inacreditável, ele vai até o último degrau do perigo, ele quer está sempre acima por isso infligir é seu verbo favorito. O homem sem escrúpulos vai além de seus limites e faz o que seu semelhante repudia, ele diz: “que se dane a natureza moral dos homens e suas consequências, quem vive de moral morre de fome” enganado ele padece, pois o espírito da consciência é bem alimentado por princípios descontaminados. A moral fajuta sim, pode ir as favas por que dela nasce a mentira e levanta urubus em toda carnificina de conduta da humanidade, mas a moral saudável e limpa, a que vem das montanhas dos pensamentos incorruptíveis, a que jamais nascerá do rebanho, a que não tem uma só gota de fé. Essa sim derruba o homem sem escrúpulos.

Um comentário:

  1. O que mais há entre nós são essas figuras, homens sem escrúpulos, e a maioria das pessoas pensam sempre em levar vantagem, mesmo que isso prejudique o próximo. O jeito é tentar fugir disso, mas quando somos obrigados a conviver com gente inescrupulosa, nossa vida vira um inferno.

    Abraços Fraternos!

    ResponderExcluir